segunda-feira, 26 de outubro de 2009

V MOMENTO


GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA

07 de agosto de 2009

Pauta 4:00 h/aula

• MOMENTO DELEITE ( texto: lua luar de Júnior César Xavier)
• LEITURA REFLEXIVA ( A bordo de um novo dia, autor desconhecido)
• APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DA AULA PASSADA
• APRESENTAÇÃO DOS OBJETIVOS DO ENCONTRO
• OFICINA 06 (socialização de experiências através do texto da revista Mundo Jovem “Um projeto de leitura na escola”)
• CONSTRUINDO IDÉIAS (estruturando um projeto de leitura na escola)
• APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DO PROJETO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
• ATIVIDADE DE CASA: Ler unidades 13 e 14 do TP4.

A inicio nos deleitamos com os versos de “Lua luar”, após houve a reflexão do texto sugerido e seguimos para a apresentação dos relatos da aula passada sempre associando as experiências desenvolvidas pelos cursistas que em sua maioria relatavam o sucesso das atividades de sala.
Depoimentos em discussão veio a sistematização dos conhecimentos através das atividades da referida oficina cujo tema central era “A leitura e a escrita em seu processo” que foi aprimorada através do texto “Um projeto de leitura na escola”, diante deste tema foi possível criarmos um castelo de princípios ativos que podem viabilizar a presença desse projeto na escola, tanto quanto a sua necessidade e fechando esse ponto da reunião foi desenvolvido a seguinte atividade (esquematizar um projeto de leitura na escola) que a inicio não precisaria ser identificado o campo de trabalho, mais que cada cursista tendo posse dessa minuta iria tentar aprimorá-lo dentro da realidade de sua escola e de sua sala de aula.
A cerca de tantas discussões a leitura foi posta como foco dentro da inter e transdisciplinaridade que perpassa sua força e se apresenta como necessária a qualquer situação de aprendizagem.
Um outro ponto trabalhado foi a apresentação e explanação do projeto de ensino e aprendizagem, um dos pré-requisitos necessários a conclusão do projeto, debatemos sobre cada item que o compõe e criamos o clima ideal para que cada professor percebesse a necessidade a qual podia resolver com o desenvolvimento deste mecanismo e finalizando distribuímos atividades para casa já sugerida na pauta a cima.




SUGESTÃO DE UM PROJETO DE LEITURA NA ESCOLA
(Laiz Claudia, Ligia Cazuza, Mirian Maura, Maricélia Dantas, Cristiane da Silva, Maria da Silva, Francisca Lúcia, Ronaldo Soares e Marizélia Dantas)



TÍTULO: Hora da leitura

TEMA: Leitura na escola
JUSTIFICATIVA: Este projeto justifica-se por meio de observações diárias no ambiente escolar onde constatou-se a deficiência de leitura entre alunos e funcionários.
OBJETIBO GERAL: Levar alunos, professores, funcionários em geral a tomar gosto pela leitura.
METODOLOGIA: Construir um espaço de leitura na escola;
Destinar um horário diariamente para a leitura compartilhada de textos;
Criar a agenda do leitor, nomeando a cada dia um leitor para se apresentar com um texto de sua escolha (esse leitor pode ser alunos ou funcionários);
Acompanhar o desenvolvimento do projeto.
TEMPO ESTIMADO: Um bimestre
AVALIAÇÃO: Ao final do projeto criar uma assembléia com os envolvidos e analisarem os possíveis frutos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário