quarta-feira, 27 de maio de 2009

PLANEJAMENTO EDUCACIONAL


PLANEJAMENTO: uma atividade possível



Planejar implica na definição das ações que pretendemos realizar, é a organização das idéias que vão ser desenvolvidas ao longo de um período, um ano, um bimestre, uma semana, um dia, ou até mesmo uma única aula; mesmo sabendo que o planejamento educacional não é norma cristalizada, mais flexível, que pode ser mutável em seu curso, ele passa tanto para os que deles fazem uso (professor) como os que deles se tornam “alvo” (os alunos) segurança, convicção e propriedade de um completo processo de atividades.
O aluno por si só é capaz de construir seus conceitos pô-los em prática desvendando suas necessidades, mais nada substitui uma aula bem elaborada, ela torna-se um elemento facilitador da aprendizagem mútua entre alunos e professores.
Dizer que o professor ensina e o aluno aprende não cabe mais no vocabulário de nossas escolas, ambos constituem uma cadeia vertical chamada “ensino aprendizagem”, em que um sempre leva um pouco do outro e vice e versa... Jamais seremos os mesmos depois de uma breve conversa entre amigos, imaginemos entre uma discussão em sala de aula repleta de crianças com idéias as mais diversas.
Nesse sentido o melhor caminho é usar a disposição e a criatividade das crianças em função de uma aprendizagem inerente a professores e alunos, é preciso se colocar no lugar do “aprendiz” e juntos participarmos das situações propostas, pois pedagogicamente não há mais lugar em nossa prática para oferecimento de tarefas como a merendeira oferece um prato de sopa, é preciso construir, criar, elaborar, resolver, fantasiar e aprender no coletivo.
Foi para este fim que a Educação Brasileira se democratizou e vem tecendo em suas escolas propostas pedagógicas voltadas para uma formação cidadã de excelência, colocando o aluno no centro do processo educacional, como protagonista de sua aprendizagem.

Júnior César Xavier

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