terça-feira, 27 de outubro de 2009

O RIO



O rio


Escorregando sobre pedras

E regando arvoredos

Carregando suas águas sem destino

Assim é o rio


Dando vida a quem dele cuida
Transformando sujo em limpo
Transportando de velho para novo
Assim é o rio

Agua subir! Nunca se viu
Água cair! No chão

Água abraçar! Na curva

Assim é o rio

Água dançar! Na correnteza
Água cantar! Na cachoeira
Água esconder! Na profundeza

Assim é o rio



Água chegar! No mar

Assim é o rio

Júnior César Xavier

4 comentários:

  1. Hummm vc como sempr surpreendendo com seus poemas e cada um sempre mais lindo que o outro. Gostei do Rio, gostei de tudo e deu ate vontade de tomar um banho nele =)

    Nesse calor tudo é possivel.

    Valeu

    ResponderExcluir
  2. Do alto da saudade, o ressoar de memórias faz mais forte..o rio é tido como nosso principal veiculo para o cruzamento da fronteira do tempo, nos faz mergulhar fundo num tempo em que vivíamos ao sabor da alegria, do bailar dos sonhos e da pressa do acordar. Menino de interior como eu era afoito pelo rio, pois naquela imensidão minhas esperanças se espraiavam como a de um grande sonhador desejoso por realizar os grandes sonhos da vida. No meu sertão menino o rio nos fazia bobos, o rio nos fazia homens e mergulhando fundo em suas correntezas nos sentíamos fortes e prontos pra um novo encontro com a realidade, o rio era a pedra de toque dos nossos segredos, era entre suas areias e suas correntezas que nos fazíamos gente...Movidos pela alegria do domingo saímos como loucos alvoroçados para os braços da mãe d’água. Recordo-me de mãe gritando: “Cuidado menino, água não tem cabelos...” e o mágico medo/cuidado que tinha de mim sem saber... O rio desce e com ele sedimenta-se minhas memórias...Em cada correnteza encontro um pouco de mim..em cada canto encontro partes de mim...Hoje o rio continua lá...a saudade continua aqui...sempre que o reencontro ela –a saudade- é um pouco amenizada, o coração bate forte pelo soar das quedas d’água, pelo brilho do olhar e pela mágica de viver num lugar de memórias.

    ResponderExcluir
  3. NOSSA RAPAZ VC SEMPRE ME SURPREENDE COM SEUS COMENTÁRIOS DE ÉMÓRIAS...SUAS RECORDAÇÕES SE UNEM AS MINHAS...AI Q SAUDADES DOS APAIXONADOS BANHOS DE RIO...DAS BRINCADEIRAS DE CORRER E CONSTRUIR CASTELOS DE AREIA...OBRIGADO...MUITO SUCESSO.

    ResponderExcluir
  4. Junior adorei seu texto, escrever sobre os rios o Mar a natureza me encanta demais. Parabéns

    ResponderExcluir