sábado, 2 de janeiro de 2010

XII MOMENTO

GESTAR II - LÍNGUA PORTUGUESA

PAUTA: 4:00 Hs AULA

13 de novembro de 2009

ESTUDANDO TP 6: LEITURA E PROCESSOS DE ESCRITA II

UNIDADE 21: ARGUMENTAÇÃO E LINGUAGEM 

A construção da argumentação

Fazendo uma breve reflexão acerca de todo o processo que envolve a linguagem, podemos concluir, que todos as vezes que a utilizamos como um meio de comunicação, implicitamente, estamos criando meios de convencer o nosso interlocutor de nossas idéias, procurando de uma forma ou de outra agir sobre o mundo.
A argumentação é única quando a intenção do convencimento fica explicito. As diversas formas de convencimento são denominadas estratégias ou recursos argumentativos que devem atuar de forma organizada.

Qualidade da argumentação

A condição para uma boa argumentação é a clareza do objetivo (da tese a comprovar), outra é a solidariedade entre os argumentos: todos devem conduzir rumo ao mesmo objetivo - e este objetivo deve ficar claro para o leitor ou ouvinte, em fim, argumentar é firmar uma posição diante de um problema; significa um compromisso com a informação e o conhecimento.


UNIDADE 22: PRODUÇÃO TEXTUAL - PLANEJAMENTO E ESCRITA

O planejamento

O processo de produção textual é composto por quatro etapas principais: planejamento, escrita, revisão e edição. Essas estratégias se alternam e podem ser utilizadas separadamente e alternadamente durante a produção. O planejamento vai transformando um texto à medida que lemos e relemos, ou seja, revisamos o texto que estamos produzindo.

Estratégias

Por muito tempo utilizavamos uma pesquisa relacionada a uma produção textual já produzida, para em seguida fazermos uma nova produção sembre nos baseando no texto anterior, mas hoje abraçamos uma nova análise das condições de produção textual, especificamente não há regras e sim alternativas que podem ajudar o escritor a criar, planejar, escrever e revisar seus textos.

A escrita

A produção de texto em seu objetivo de produzir textos constitui uma relação harmonica entre oralidade, leitura e escrita, todas etapas se interligam, porém é interessante que ensinemos a nossos alunos fazerem uso destes mecanismos para chegarmos a excelência das produções textuais.
Sabendo-se da importância da escrita na vida cotidiana é preciso estimular o gosto por esta prática e uma atividade crucial durante a escrita é a possibilidade de desenvolver um monitoramento do que se escreveu não como forma de apontar erros e acertos, mais sim de contribuir para uma melhor formação de leitores e escritores.


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