domingo, 3 de janeiro de 2010

XIII MOMENTO

GESTAR II - LÍNGUA PORTUGUESA

PAUTA: 4:00 Hs AULA

27 de novembro de 2009

DANDO CONTINUIDADE AOS ESTUDOS DO TP 6

UNIDADE 23: O PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL: REVISÃO E ESCRITA

A revisão

Ao elaborarmos um texto percorremos algumas etapas, tais como: planejar, escrever, revisar e editar. Na revisão o escritor faz uma atenta leitura do que foi produzido, relacionando o resultado esperado com o obtido, e nessa etapa que o autor-escritor vai se distanciando da obra e reaproxima-se novamente na condição de leitor, para assim decidir se o texto produzido pode ser lido e compreendido por outros.
Os parâmetros da revisão são variáveis e dependem do tipo de competência que objetiva ser trabalhado.

Estratégias de revisão e edição

Esta parte do conteúdo apresente uma série de estratégias que o professor poderá realizá-las na revisão e edição de textos junto a seus alunos, pois muitos mediadores enfrentam dificuldades em trabalhar e motivar estes processos, isso acontece porque são atividades baseada em ações de comparação entre texto e elementos da situação sócio-comunicativa, entre os pontos de coerência e coesão textual. Para se trabalhar essas questões em sala de aula, o aluno inicialmente deverá idenficar problemas em seu texto,para dai  reorganizar seu aprendizado a partir dos conhecimentos ja construídos.

UNIDADE 24: LITERATURA PARA ADOLESCENTES

Adolescentes, leitura e professores

Os estudos em torno da leitura dos adolescentes são poucos em nosso país, e não são totalmente convergentes, concordam em parte: mais comumente, a leitura não corresponde com a que nós adultos em geral e educadores gostariámos que eles lessem.
Dizer que nossos adolescentes não lêem é um exagero, o que acontece é que eles se apossam de uma literatura diferente da que a projetamos para eles, percebemos também a influência que essas leituras têm na vida deles, refletidas em sua forma de ser e agir no mundo e quanto os pais são capazes de voltar sua atenção a essa questão há uma grande contribuição na formação deste adolescente leitor.

A qualidade literária é primordial no livro para adolescente.

Atualmente em todo mundo há grandes investimentos na produção de literaturas para jovens, ou seja, em sua maioria direcionados aos adolescentes. Na diversidade das tendências, encontramos algo comum capaz de tornar a estrutura e alinguagem literária mais acessível, predominando a trama linear de ordem cronológica com personagens planos, a exemplo também podemos citar as crônicas e contos que advinda da literatura adulta com uma nova roupagem encantam a galera jovem.
A ilustração das obras também entra em discussão, pois as editoras acreditam que a imagem atua como mecanismo facilitador de vendas, porém se não produzirem ilustrações com qualidade pode-se comprometer a qualidade da obra em sua visibilidade interpretativa e de cunho de atração também, outro ponto também revelevante para essa faixa de idade seria também investimentos em projetos gráficos, papel de qualidade, diagramação e tamanho de letra.
Em síntese para se produzir uma boa literatura para adolescentes é perceber as interrogações da sociedade e do mundo em sua atualidade, as relações: família, escola, sociedade e cultura, e, em um segundo eixo é trabalhar a realidade das concepções formadas pelos adolescentes, envolvendo temas chaves, como: namoro, sexualidade, política, oportunidades de lazer, entre outros mais existentes no subconscientes de meninos e meninas distribuídos no mundo.

Existem boas formas de explorar a literatura na escola.

Existem formas diversas de explorar tal habilidade em nossas escolas, porém em tempo real só a disponibilidade da instituição não é suficiente é necessário um olhar de carinho das autoridades responsáveis para esta temática, em termo de infra estrutura as escolas estão necessitadas urgentemente de recursos de diversas esferas.
Se tratando dos recursos humanos a necessidade é bem menor, pois percebemos os avanços que se teve nos últimos anos na formação dos professores, o mestre hoje sente-se mais ápto a realizar tal atividade e o ja faz dentro das possibilidades.
Mesmo assim para a realização de tal atividade devemos ter em pauta algumas concepções não de regras mais de organização para fazer nossos alunos eternos apaixonados pela leitura:

1. Como uma boa escolha do título:
Selecionar livros diferentes, seja em gênero ou no tratamento do enredo;
Propor escolhas de acordo com suas vontades.

2. Que fazer enquanto a leitura esta acontecendo:
Reservar um tempo da aula para a discussão a cerca das leituras realizadas em tempos não muito distantes

3. Como fazer a avaliação dessas leituras.

Por fim é necessário que os alunos percebam tal atividade como algo relevante e contribuinte a formação do homem em sua plenitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário