sexta-feira, 15 de maio de 2009

EXISTE COISA MELHOR QUE CONHECER PESSOAS?


Pessoas



Há poucos dias atrás em discussão com uma colega de trabalho ouço a seguinte indagação – existe coisa melhor do que conhecer pessoas? Isso me causou uma inquietação e realmente mesmo em um mundo globalizado e capitalista onde as máquinas estão ocupando o espaço de milhares de seres e a todo instante travamos uma disputa de competição pra mostrar quem é o “melhor” permitindo uns poucos pisarem outros muitos, estraçalhar vidas em massa na busca de ideais.
O simples fato de conhecer pessoas surge em nós não apenas como uma atividade de prazer, mais como um ritual de troca de experiências, pois é necessário uma abertura para o diálogo, a construção de novas idéias, aceitação do outro em sua singularidade e a doação de nós mesmos.
Jamais seremos os mesmos após o contato com o outro, pois, sempre levaremos conosco um pouco daqueles que por nossas vidas passaram, seja um sorriso alegre ou forçado, um abraço leve ou apertado, um olhar cúmplice ou enviesado, uma conversa de aventura ou tragédia, uma história real ou imaginária, seja qual for à atitude despertada em nós o outro é capaz de deixar sua marca registrada em nossas mentes.
Aquele que passou por nós também nunca mais será o mesmo em função do que de nós levou, das experiências que construímos e juntos a fizemos amadurecer transformando-as em aprendizagens necessárias a vida em comunidade.
Ao longo da história o contato entre pessoas foi à forma mais viva capaz de proporcionar a disseminação do conhecimento humano, foi o homem que conhecendo um ao outro arquitetou o futuro, gerou ciência e produziu saberes, e sendo assim – mais uma vez afirmo – não somos os mesmos de ontem, nem seremos os mesmos de hoje, muito menos os de amanhã, porque a vida não é estática, ela passa por nós e se não acompanharmos a velocidade de seus passos ela nos atropela e nos impedi de responder a seguinte pergunta. Existe coisa melhor do que conhecer pessoas?

JÚNIOR CÉSAR XAVIER

2 comentários:

  1. A sabedoria popular é sabia por diversos motivos e entre muitos outros por nos ensinar que não existe nada melhor que um dia após o outro, e assim devemos aprender a arte de conhecer o outro e com ele viver da forma mais sábia que sabemos. Somos o vértice da vida e da alegria e com ela devemos está na proa do tempo para aprndermos a cada dia nos encantarmos, somos eternas crianças. O impacto do conhecer nos fala sub-repticiamente que estamos sempre dispostos a aprender e que a pedagogia da vida é mestra na arte do encontro. O choque da alteridade, abrir-se ao novo viver e sentir novas experiências é isso que nos motiva a continuar, pois a vida é poética...e por ser poética ela deve ser (en)cantada por nossos olhareres. Os olhos são a principal fonte da alegria de conhecer o outro. Outro que nos move, nos motiva, nos instiga, a conhecê-lo, a desejá-lo e a tramar novas "histórias" nocvas vidas e novos caminhos.
    Quando conhecemos o outro vemos um novo e longo mundo se abrir deante de nossos olhos e de nossos corações, aprendemos instantâneamente com o solapar dos terremotos do tempo que sempre estamos dispostos a receber o imenso turbilhão que é o outro. Portanto, prazer em conhecê-lo, minha vida está aberta...

    ResponderExcluir
  2. A vida só é boa porque amamos o grande autor, que é tão grande amavél que nos dar a alegria de conhecer pessoas na nossa vida.

    ResponderExcluir