domingo, 27 de dezembro de 2009

VII MOMENTO

GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA

04 de setembro de 2009


Pauta 4:00 h/aula

• MOMENTO DELEITE (texto: A arte de ser feliz, autor desconhecido).
• LEITURA REFLEXIVA (A leitura começa em casa, autor desconhecido).
• APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DA AULA PASSADA
• APRESENTAÇÃO DOS OBJETIVOS DO ENCONTRO
• OFICINA 07 (socialização de experiências; caderno do formador).
• ONDE ESTA O SIGNIFICADO DA LEITURA? (entrevistando os professores)
• CONSTRUINDO IDÉIAS (transformar a entrevista em texto escrito)
• ATIVIDADE DE CASA: Ler unidades 15 e 16 do TP4.


A arte de ser feliz foi o acorde que embalou nosso momento de estudos, sonhos e realidade foram o norte da discussão inicial que deixou-nos uma mensagem de incentivo, força, coragem e confiança naquilo que fazemos.
Nos preparando para um estudo mais sistemático fizemos uma leitura coletiva do texto “ A leitura começa em casa” e depois de relatos feitos e objetivos apresentados nos apossamos das atividades (avançando na prática) e juntos trocamos muitas informações.
O tema da oficina 07, pautada neste momento, cujo foco maior de seu tema era: Onde esta o significado da leitura nos proporcionou o desenvolvimento de uma entrevista coletiva onde um roteiro de questões elaborado passa pelos cursistas e um entrevistava o outro. O conteúdo da entrevista partiu da importância da leitura para as crianças e jovens até chegar ao questionamento “Atualmente o professor esta sendo exemplo de leitor em que propomos ao nosso aluno?”.
A entrevista realizada cada professor foi transcrever suas concepções a respeito das respostas dadas para juntos construirmos um artigo a cerca do tema.
Finalizando mais um encontro às atividades de casa foram distribuídas e nos prendemos um pouco pra vermos o andamento do projeto.


OFICINA 07

TEMA: Onde esta o significado da leitura?


Entrevista com os alunos cursistas


QUAL A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA AS CRIANÇAS E JOVENS?


É de suma importância, pois estamos formando os futuros leitores da vida, não há um bom entendedor sem saber ler, porque haverá dificuldades na interpretação da vida e do mundo que o cerca. (Francisca Lúcia Fernandes)


AS PESQUISAS QUE OS ÍNDICES DE LEITURA CRESCE NO BRASIL, VOCÊ CONCORDA COM ESSA AFIRMAÇÃO? JUSTIFIQUE:

Concordo. Hoje, a leitura vem sendo mais valorizada e o incentivo vem crescendo a cada dia. Muitos educadores tem se preocupado mais com a leitura nas salas de aula, tem procurado meios para incentivar os alunos para que os mesmos tomem gosto pela leitura. (Maricélia Dantas)


COMO NOS TORNAMOS LEITORES? COMO DESENVOLVEMOS O GOSTO PELA LEITURA?


Primeiro, é preciso gostar do texto que lemos, para depois nos tornarmos leitores, é impossível se tornar leitor não gostando do que se ler. (Mirian Maura da Costa Jorge)


HÁ EXEMPLOS DE PROJETOS DE LEITURA EFICAZES EM SUA REALIDADE?


Na escola em que leciono há um projeto denominado “Correio da amizade” que é bastante eficaz por se tratar de produções e leituras de textos produzidos por seus próprios amigos. (Laiz Claudia Balbino)


QUAL A REALIDADE E QUAIS OS DESAFIOS COLOCADOS PARA AS ESCOLAS NA FORMAÇÃO DE LEITORES?

A realidade da nossa educação para formar bons leitores é contraditória, por  não apresentar diversos projetos de leitura capazes de garantir bons leitores nas escolas. Por outro lado boa parte das escolas estão com  má infra-estrutura, fator que impossibilita aos leitores um espaço agradável onde possam ter o seu momento de lazer com a leitura. (Ligia Cazuza de Oliveira).


QUE PROJETOS A ESCOLA PODE PROMOVER PARA GARANTIR A PROMOÇÃO DA LEITURA DA LEITURA?


Diante de nossa realidade a escola precisa desejar e sonhar, e, então promover muitos projetos; a exemplo: escrita e troca de cartas entre alunos e profissionais da própria instituição, atividades com os livros do programa “Literatura em minha casa” e muitos outros que venham motivar o aluno a gostar de ler. (Maria da Silva Cruz)

TODO BOM PROFESSOR É UM BOM LEITOR?

Nem sempre. Me vejo como exemplo, não sou uma boa leitora, mais tenho certeza um profissional de “mão cheia” porque tento fazer o máximo em função das leituras produzidas em sala de aula, como também as leituras extra classe para que assim tragam bons frutos a meus alunos. (Francisca Lúcia Fernandes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário