domingo, 27 de dezembro de 2009

VIII MOMENTO

GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA


18 de setembro de 2009


Pauta 8:00 h/aula


• MOMENTO DELEITE (texto: A chuva de Júnior César Xavier)
• LEITURA REFLEXIVA (Ouvir, ler e escrever de Armindo Trevisan)
• APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DA AULA PASSADA
• APRESENTAÇÃO DOS OBJETIVOS DO ENCONTRO
• TRABALHAR UNIDADES 15 e 16 (explanação do conteúdo)
• CONSTRUINDO IDÉIAS (discussão “trocando experiências”)
• INTERVALO
• OFICINA 08
• TROCANDO EXPERÊNCIAS (Um debate sobre a interpretação e produção de texto no contexto escolar seguido de atividades)
• APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
• ATIVIDADE DE CASA: Ler unidade17 e 18 do TP5.




O texto “A chuva” nos acordou com pingos de auto estima e força e juntos começamos nossos trabalhos refletindo sobre o tema “Ouvir, ler e escrever” que se associava ao conteúdo das unidades 15 e 16 do TP4 (Mergulho no texto e a produção textual – Crenças, teorias e fazeres).
Um professor fez o relato da aula passada, depois veio os objetivos propostos e na explanação dos textos sempre dávamos espaço para as perguntas e suas possíveis respostas a respeito dos mesmos, trabalhamos algumas atividades do Caderno de Teoria e Prática, vimos o que cabia em cada realidade de sala aula e apontamos noções de implementação de algumas atividades.
Construindo idéias foi o momento de debatermos sobre como vem acontecendo às atividades de leitura e produção de textos na escola, quais parâmetros o fundamentam dentro do currículo escolar e das atividades práticas, analisando coerência e discrepâncias.
Tendo um tempo apertado já seguimos para a oficina 08, que juntos sistematizamos o texto “GRITO POR MAIS LEITURA” de Ely Alves Miguel, onde seu objetivo foi apontar as possíveis contribuições que a leitura tem para a vida humana seja ela pessoal ou profissional, depois discutimos sobre atividades de produção de textos, as mais presentes nas escolas e as mais eficientes.
Fechando mais um momento de estudos fizemos os últimos ajustes no projeto de ensino e aprendizagem e concluímos as atividades do TP4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário