quarta-feira, 23 de setembro de 2009

II MOMENTO



19 de junho de 2009

Pauta 4:00 h/aula

LEITURA DELEITE (uma boa idéia a ser imitada, autor desconhecido)
APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DA AULA PASSADA
APRESENTAÇÃO DOS OBJETIVOS DO ENCONTRO
TRABALHAR UNIDADES 09 e 10 (socialização de experiências)
CONSTRUINDO IDÉIAS (discussão)
ATIVIDADE DE CASA: Ler unidade10 do TP3 e resolver atividades das unidades pares (avançando na prática).

O segundo encontro do Gestar II iniciou-se com uma leitura reflexiva, cujo tema foi “Uma boa idéia a ser imitada” a qual o grupo socializou a essência de sua mensagem.
Prosseguimos os estudos partindo das discussões da aula anterior juntamente com a socialização da atividade de casa, Unidade 9: Gêneros Textuais: do intuitivo ao sistematizado e Unidade 10: Trabalhando com Gêneros Textuais. Na explanação dos textos vimos que o estudo da linguagem tem função de destaque nos trabalhos da sala de aula, pois por meio dela agimos em uma realidade local e global e nos identificamos como seres humanos e pensantes tendo em vista que seu domínio nos diferencia dos demais seres vivos do planeta. Assim concluímos que aprendê-la não se resume a grafar e ler as palavras e sim agregar a ela significados de ordem cultural e social.
Em específico na Unidade 9 a palestra correu a cerca do conhecimento intuitivo de gêneros textuais que em suas seções nos revela que como falantes e usuários de uma língua, precisamos reconhecê-la nas suas diversas formas de apresentação e uso para assim identificarmos parâmetros básicos de definição entre cada um e possivelmente suas diferenças e semelhanças.
Visualizando os gêneros textuais presentes em nossa realidade vimos que na Unidade 10 cria-se um novo foco de discussão que gira em torno da configuração de textos literários e não-literários, onde historicamente o literário é marcado por um plano visionário da expressão que além de informar e transmitir conteúdos se permite a uma recriação seja do real ou do imaginário, onde a exemplo podemos citar o cordel e a poesia. O texto não-literário possui um cunho mais utilitário e seu objetivo maior é a informação.
Concluindo esse encontro com a definição de atividades de estudo para casa “Avançando na prática da Unidade 10 do TP3”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário