sexta-feira, 25 de setembro de 2009

PROJETO DE LEITURA I (CRISTIANE DA SILVA)


Os contos de fadas: encanto que encanta e estimula a leitura



APRESENTAÇÃO


O referente projeto intitulado “Os contos de fadas: encanto que encanta e estimula a leitura” será desenvolvido na turma do 5º ano (4ªsérie) “B”,turno matutino, na Escola Municipal Governador Mário Covas. O mesmo abrangerá um público de 28 alunos e terá duração de 15 dias.
As atividades serão exploradas gradativamente, inicialmente, os livros serão expostos para que os alunos possam manuseá-los livremente. Após esse contato inicial faremos a seleção dos contos escolhidos pelos alunos para serem explorados.
Os trabalhos terão continuidade com a exploração de: títulos, personagens, autor, bibliografia de cada livro. Cada aluno terá a oportunidade de conhecer melhor o seu conto de fada preferido.
Realizaremos uma pesquisa sobre a vida de cada autor, valorizando assim os escritores de cada obra literária.
Outro ponto relevante deste projeto será a realização da releitura dos contos de fadas, onde cada aluno será o autor do seu texto.
O ápice deste trabalho acontecerá com a criação do livro dos contos de fadas explorados neste projeto, onde será exposto na escola que as demais turmas possam manuseá-los.


PROBLEMÁTICA


O contexto do mundo atual e os avanços tecnológicos impõem um grande desafio aos educadores. Fazer com que as crianças se interessem pela leitura, é uma tarefa bastante complexa, pois exige do educador uma visão ampla sobre os recursos que estão no cotidiano e como eles podem ser utilizados para despertar o gosto pela leitura e ao mesmo tempo criar um clima favorável a aprendizagem.
Sabe-se que ler assiduamente é fundamental para se formar leitores habituais e cidadãos bem informados.
Tendo em vista, que os contos de fadas na versão literária atualizam ou reinterpretam em suas variantes; como conflitos de poder e formação de valores, misturando realidade e fantasia; por lidar com conteúdo e sabedoria popular, essas histórias permitem que o leitor vivencie seus problemas psicológicos de modo simbólico.
A fim de promover e favorecer o desenvolvimento da habilidade para a formação leitora, os contos de fadas tornam-se um recurso riquíssimo, pois através deles o educando sem perceber, desenvolve diversas habilidades cognitivas: ler, ouvir e interpretar narrativas, adotando posturas que lhe darão oportunidades de adquirir novos conhecimentos. Este tipo de texto também apresenta elementos lingüísticos diversificados, pois fazem o leitor refletir sobre problemas interiores próprios dos seres humanos e apresentam soluções. Ou seja, a fantasia ajuda a formar a personalidade e, portanto, não pode faltar na educação.


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


Há algum tempo achava-se que os contos de fadas fossem textos só para crianças, mas, atualmente, essas histórias atraem a atenção de jovens, adultos e crianças, que se divertem com os relatos, e aprendem a ver neles verdades profundas muitas vezes ocultas em seu ser de uma forma simbólica, parecida às vezes com o que desejamos e sonhamos. Segundo (MONTEIRO E OLIVEIRA, 1993) ressalta:

“Os contos de fadas desafiam o tempo, transmitido nas experiências milenares a explicação do mundo. Os contos maravilhosos levam a criança a uma moralidade cheia de entusiasmo; fortifica sua vida interior.

Os contos de fadas são riquíssimos e trazem resultados significativos, pois fazem o leitor refletir sobre problemas interiores próprios dos seres humanos e apresentam soluções em qualquer sociedade. Ou seja, a fantasia ajuda a formar a personalidade e, portanto não pode faltar na educação.
Nessa linha de pensamento, os (PARÂMETROS, 1997, p 46. V.1) afirma:

“Os conhecimentos que se transmitem e se recriam na escola ganham sentido quando são produtos de uma construção dinâmica que se opera na interação constante entre o saber escolar e os demais saberes, entre o que o aluno aprende na escola, num processo continuo e permanente de aquisição, no qual interferem fatores políticos,sociais,culturais e psicológicos”.

Aprender a ler não é uma atividade natural, para qual a criança se capacita sozinha. Entre livros e leitores há importantes mediadores. O ato de contar histórias faz o educando soltar a imaginação, e através de outras experiências, compreende e organiza as idéias sobre seu próprio mundo.
No incentivo à leitura o mediador é fundamental, pois ele precisa revelar-se um leitor os sentidos que se escondem por detrás dedicado é uma forte referência para seus aprendizes, desenvolvendo o gosto pela leitura a partir de uma aproximação significativa com os livros, cada um de acordo com sua história de leituras e as necessidades individuais, tem condições de desbravar novos horizontes. Dessa maneira o aluno descobrirá o prazer de ler, reler e se emocionar sem repressão ou obrigação:
Assim, (VILLARDI, 1999, p 37) ressalta:

Ensinar a gostar de ler é exatamente isso: é ensinar a se emocionar com os sentidos e com a razão (por que, para gostar apenas com os sentidos não há necessidade da interferência da escola), e para isso, é preciso ensinar a enxergar o que não esta evidente, a achar as pistas e a retirar do texto aquilo que se diz.

Nesse percurso torna-se imprescindível que esse caminho comece a ser trilhado logo cedo, desde os primeiros anos de escolaridade, pois assim, a criança passa a conhecer e a ter hábito de ler, torna-se um adulto leitor, fazendo da leitura um ato de prazer.


OBJETIVO GERAL


§ Desenvolver no alunado a capacidade criadora, fazendo com que os mesmos despertem o gosto pela leitura, de forma que interpretem, critiquem e possam extrair do texto sua mensagem principal de modo que venha contribuir para sua vida pessoal e social


OBJETIVOS ESPECÍFICO


§ Adquirir um senso crítico diante de situações vivenciadas

§ Desenvolver raciocínio
.
§ Ler e interpretar diferentes tipos de textos
.
§ Criar um clima favorável à aprendizagem da leitura e da escrita através dos contos de fadas

§ Compreender a mensagem central do texto.


ATIVIDADES SUGERIDAS


§ Expor diferentes livros de contos de fadas para que os alunos possam ter contato com esse tipo de texto;
§ Selecionar os textos escolhidos pelos alunos para serem explorados;
§ Explorar títulos, personagens, autor, bibliografia de cada conto de fada.
§ Pesquisar a biografia de cada autor;
§ Fazer a releitura dos contos;
§ Realizar a correção dos contos;
§ Confeccionar um livro de contos de fadas com a releitura feita pelos alunos;
§ Exposição dos trabalhos realizados pela turma.



EQUIPE DE TRABALHO


§ Direção escolar: Eliana Maria da Silva Ferreira (diretora);
§ Coordenadora Pedagógica: Valquíria dos Santos
§ Professora: Cristiane da Silva
§ Alunos


AVALIAÇÃO


Avaliação será realizada de forma bem abrangente, considerando o desenvolvimento das capacidades dos discentes com relação á aprendizagem; a participação, procedimentos e atitudes.
Acompanharemos as atividades, as pesquisas, a criatividade e o posicionamento dos mesmos frente às atividades realizadas durante a execução do projeto.


REFERÊNCIAS


MONTEIRO, Conceição P. OLIVEIRA, Maria Helena. Didática da linguagem; como aprender e como ensinar. São Paulo: Saraiva, 12 ed, 1996.

PARÂMETROS curriculares Nacionais: Introdução. Brasília: MEC/SEF. 1997

VILLARDI, Raquel. Ensinando a gostar de ler e formando leitores para a vida inteira. Rio de Janeiro: Dunya, 1999.




Ler é construir uma concepção do mundo e ser capaz de compreender o que nos chega por meio da leitura, analisando e posicionando criticamente frente às informações colhidas o que se constitui como um dos atributos que permitem exercer de forma mais abrangente e complexa a própria cidadania.

Raquel Villardi

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