
APRESENTAÇÃO

Considerando que a leitura é uma ferramenta indispensável para viver e compreender a sociedade e o mundo, ressalta-se o papel da escola deveria ser o de formar leitores para a vida inteira. O livro deveria ser um instrumento do dia-a-dia das pessoas.
Para tal objetivo recai sobre os educadores e a escola como um todo a necessidade de refletir e tentar reverter o quadro, no sentido de ter como um de seus objetivos contribuir para que os alunos tenham interesse pelo mundo da leitura, assim como a formação de crianças leitoras.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Para a organização do citado trabalho fez-se necessário o embasamento teórico, assim sendo priorizamos as idéias de alguns autores da literatura infantil como: Nelly Novaes Coelho, Raquel Villarde, entre outros.
Segundo as pesquisas de Piaget, o conhecimento é construído através da interação do sujeito com o objeto do conhecimento, para ele o mesmo é uma construção contínua do saber, não estando em nenhum lugar pronto, ele se constrói por meio do indivíduo em seu meio físico e social.
Nelly tentando fazer com que a literatura penetre na escola de forma mais organizada e sistemática define alguns princípios que norteiam a organização e utilização da literatura na sala de aula.
Esses princípios dizem respeito a:
Concepção da criança como um ser educável: o ser humano (ou deve ser) um aprendiz de cultura enquanto dura seu ciclo vital;
Concepção da literatura como um fenômeno de linguagem resultante de uma experiência/social/cultural/existencial;
Valorização da relação existente entre literatura, história e cultura;
Compreensão da literatura como diálogo entre leitor e texto-atividade fundamental que estimula em sua globalidade (emoções, intelecto, imaginário, entre outros);
Compreensão da escrita como ato fruto da leitura assimilada e/ou da criatividade estimulada pelos dados de certa cultura.
Certeza de que a escola é o espaço privilegiado, onde deve ser colocado os alicerces do processo de auto realização vital da cultura que se inicia na infância e se prolonga a te a velhice.
Outro aspecto que merece destaque é que a escola precisa desejar ter a “leitura” como uma fonte especial e nesse sentido contribuir de forma efetivam para um ensino de qualidade. Tendo em vista essas considerações exibiremos o que VILLARDE diz a respeito da formação de leitores.
Vinda de pais e professores marcados pela necessidade conteudista de fazer suas crianças aprenderem as verdades do mundo, para quem a literatura deve ter caráter marcadamente informativos para não ser perda de tempo. Diversas vezes tenho ouvido a pergunta: “mas para que serve a literatura?”
E a resposta, tão distante do mundo programático e objetivo que nos cerca vem intensa e cada vez com maior força. Serve para tomar o homem mais sensível, mais crítico, mais consciente de seu papel social, mais humano e certamente mais feliz (Villarde, 1999, pg. 10).
OBJETIVOS
Objetivo geral
Estimular e despertar na criança de forma envolvente, desejar embarcar no fantástico mundo da leitura.
Objetivos específicos
· Proporcionar ao aluno a familiarização com os livros sensibilizando-os da essencial importância do valor da leitura na vida humana;
· Ampliar e enriquecer experiências;
· Desenvolver a imaginação criadora;Oportunizar o acesso das crianças com a literatura infantil
SUGESTÃO DE ATIVIDADES
· Organização e montagem de uma mini biblioteca com o cantinho da leitura;
· Exposição de alguns gêneros de textos, principalmente literatura infantil;
· Rodas de leitura;
· Montagem de mural com debates;
· Oficina de artes, confeccionando fantoches;
· Confecção do passaporte do leitor;
· Pesquisar autores da literatura brasileira;
· Leituras dinâmicas;
· Sessão de vídeo na escola;
· Recriar final de contos;
· Eleição do melhor conto;
· Leitura coletiva;
· Dramatizar contos;
· Indicação de textos;
· Entrevistando contadores de história local;
· Organização de cartazes com personagens ou cenas dos contos;
· Confecção de um livro de contos;
· Sarau na escola.
EQUIPE DE TRABALHO
· Professora: Maria da Silva Cruz
· Professora auxiliar: Eunice Ferreira
· Alunos.
AVALIAÇÃO
A avaliação deverá acontecer em toda a etapa do projeto, considerando o interesse de cada um, suas conquistas de leitura, observação e autonomia no manuseio dos materiais, envolvimento nas atividades e a participação no coletivo do projeto.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil, 5ª edição: São Paulo. editor Ática, 1991.
VILLARDI, Raquel. Ensinando a gostar de ler e formando leitores para a vida: Rio de Janeiro. Qualily-mark/Dunya, 1999.ABRAMOVICH, Fanny. Gostosuras e bobices: São Paulo. Scipione, 1997.
Ah! Como é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas, muitas histórias....escutá-las, é o inicio da aprendizagem para ser um leitor e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e compreensão do mundo.
Fanny Abromovich
Gostei do seu projeto muito bem alaborado...
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